Estudos Portugueses
Com mais de trinta anos de experiência em educação infantil, o Jardim de Infância do CIV funciona desde 2011 de acordo com um modelo educativo no qual a investigação é o motor para o desenvolvimento de competências sociais e afetivas.
Num espaço físico moldado em função dos pressupostos educativos desta escola internacional, os alunos experimentam diariamente os laboratórios das expressões plásticas e musical, das ciências e matemática, da palavra e da filosofia, numa dinâmica promotora da criatividade e da autonomia.
Neste novo espaço marcado pela ausência de portas, abre-se uma nova linguagem. A capacidade de “ver para lá da parede”, a linearidade e a continuidade, em contexto bilingue, concretizam um currículo interdisciplinar, a partir do desenvolvimento de pedagogias associadas à resolução de problemas e consubstanciadas pela formação humanista dos alunos.
A conjugação dos espaços, pensados em torno do desenvolvimento de competências cognitivas e do desenvolvimento da linguagem, do currículos e das opções pedagógicas, propiciam experiências educativas e processos de aprendizagem inovadores.
O conhecimento constrói-se diariamente no cruzamento com o outro, com a experimentação, com a dúvida e com a descoberta.
A aposta em projetos ricos e inovadores - ensino de duas línguas estrangeiras (inglês e mandarim), o Projeto de Resolução de Problemas, a Metodologia de Storytelling e a Filosofia para crianças e Jovens - tem constituído a base do sucesso desta escola do CIV.
O Jardim de Infância do CIV constitui um espaço educativo que desafia, compromete, que investiga e que instiga nas crianças o gosto por saber sempre mais numa atitude de questionamento e de leitura do mundo.
Estudos Ingleses
A fase Foundation da educação atende alunos entre os 3 e os 5 anos, com o objetivo de dar um contributo positivo para o desenvolvimento e aprendizagem iniciais. Uma vez que as crianças se desenvolvem rapidamente durante este período, física, intelectual, emocional e socialmente, é importante desenvolver competências-chave de aprendizagem, como ouvir, falar, concentração, persistência e cooperação. No CIV, a importância da comunicação, do pensamento criativo e da resolução de problemas é destacada em todos os aspetos da aprendizagem.
O currículo é definido de acordo com “trampolins” que contribuirão para a realização de metas de aprendizagem iniciais, o que inadvertidamente estabelecerá uma base sólida ao longo dos anos escolares e da educação contínua. As áreas de aprendizagem e os objetivos de aprendizagem inicial são:
- Comunicação, Linguagem e Literacia;
- Desenvolvimento Matemático;
- Desenvolvimento Criativo;
- Conhecimento e compreensão do mundo;
- Desenvolvimento Pessoal, Social e Emocional;
- Desenvolvimento Físico e Motor.
As crianças que se sentem seguras, incluídas e valorizadas demonstram progressos diários, tanto a nível emocional como intelectual. Pais e funcionários trabalham em conjunto numa atmosfera de respeito mútuo para proporcionar confiança e segurança à criança. Os pais participam em atividades de aprendizagem e contribuem com histórias e canções internacionais, para surpresa dos alunos.